iwtraining

Fotografia digital – Conceitos e configurações Artigos

Fotografia digital – Conceitos e configurações

Megapixel

Megapixel é a palavra de ouro no mundo das câmeras digitais, o mais importante critério a ser usado para limitar o número de modelos adequados a serem escolhidos. Olhar primeiro para a quantidade de megapixels da câmera é como sair para comprar um monitor ou uma televisão e usar como critério inicial o tamanho da tela.

Na prática, o número de pixels significa o tamanho máximo que sua fotografia poderá ter. Os megapixels indicam quantos milhões de pixels a câmera pode armazenar por fotografia capturada. Esta capacidade, por sua vez, determina o tamanho máximo que a imagem poderá ter quando impressa sem perder qualidade. Por exemplo, 3 megapixels é o mínimo para imprimir fotografia de 20×25 centímetros.

Distância focal

Distância focal é a medida que indica quanto as lentes da câmera podem ampliar uma cena. Os termos mais usados são os mesmo das lentes de câmeras convencionais, como grande angular, tele ou objetiva. Uma distância focal mais curta, com 20 mm ou 35 mm, é, em geral, considerada como uma lente grande angular. Já as teles ou objetivas, capazes de um zoom maior, em geral têm 100 mm ou 200 mm nos modelos mais populares. Como ponto de comparação, o olho humano tem distância focal de cerca de 50 mm.

No mundo das câmeras digitais, por razões técnicas, é muito mais fácil produzir um modelo com uma lente objetiva longa do que com uma grande angular. Entretanto, fotografias mais simples, como retratos de família e grandes paisagens, em geral se beneficiam muito mais de uma lente grande angular do que de uma tele.

Na hora de comprar sua câmera, portanto, procure flexibilidade, mas lembre-se de que, muito provavelmente, você usará bem mais uma distância focal de 20 mm do que uma de 400 mm.

Zoom digital

Embora os fabricantes insistam em fazer propaganda deste recurso, eu realmente recomendo que você ignore o zoom digital. Simplesmente esqueça-o. A razão é que o zoom digital significa expandir a capacidade de ampliação oferecida pelas lentes da câmera por meio do simples aumento eletrônico dos pixels da imagem capturada.

Traduzindo, o zoom digital é o mesmo que usar a função recortar (crop) deixando o arquivo do tramanho original, ou seja, esticando e perdendo qualidade.

Correção de Exposição

Corrigir exposição pode ser muito difícil ou tão simples como comer um biscoito. Tudo dependerá do motivo, da luz e das capacidades da câmera. Oportunamente, a maior parte das câmeras digitais vem com recursos de fábrica que ajudam nesta tarefa; pré-visualizadores de cristal liquido, histograms e avisos de de super ou sub exposição.

Cor Alvo

Sempre que possível, uma técnica interessante é utilizar “cores alvo” em uma das fotos que você bater do mesmo ambiente. Existe um muito conhecido, que pode ser encontrado pela internet ou em lojas especializadas de câmeras, se chama Gráfico de Teste de Cor GretagMacbeth.

O Gráfico de Teste de Cor GretagMacbeth inclui, além das cores, um alvo branco, e variações de cinza, que serão muito úteis para ajustes específicos no tom e no balanço de branco no Câmera RAW.

Os cartões cinzas são bons para mostrar a correta exposição e o balanço de branco em condições de luz complicadas e, posteriormente, para ajustes delicados de balanço de branco no Câmera RAW.

Como funciona: você utiliza o gráfico, por exemplo, em uma das fotografias. Depois, nas configurações do Câmera RAW, no seu computador, os ajustes serão feitos baseados no cartão que você tem na mão. Após isso, você pode utilizar as mesmas configurações do RAW desta foto, para a seqüência toda, necessitando talvez apenas de alguns ajustes específicos em cada imagem.GretagMacbeth

 

Share this article

Em seus 12 anos de experiência, tanto em design como em desenvolvimento, trabalhou em diversos projetos, muitos de grande porte, para clientes como Banco do Nordeste, Sebrae, Anna Pegova, Grupo Deib Otoch, dentre outros. Como designer, trabalha com o Adobe Photoshop desde a versão 3.0, além do Illustrator, sendo certificado pela Adobe (ACE e ACI) nestes softwares. Como desenvolvedor, foca seus esforços atualmente no ActionScript 3.0 (Plataforma Flash) e Objective-C (iOS). Ministra, desde 2005, treinamentos na @iwtraining para estudantes e profissionais, além de grandes empresas como Cagece, TRE, TRT, Esmaltec, Grupo Edson Queiroz, Sebrae, Senac, Correios.

Posts Relacionados

Deixe um comentário