iwtraining

Funções no PHP Back-end

Funções no PHP

Funções são usadas para criar pequenos trechos de códigos separados de forma que estes possam ser reaproveitados. Esses trechos de códigos podem gerar um resultado (o que chamamos de funções com retorno) ou apenas executar uma rotina (funções sem retorno). Sua principal vantagem é condensar um trecho do código e torná-lo utilizável em vários pontos diferentes.

Para se criar uma função em PHP, utiliza-se o operador function seguido do nome que desejamos lhe atribuir, sem espaços em branco e iniciando obrigatoriamente com uma letra. O comando return indica o que esta função, ao ser chamada, irá retornar.

Exemplo:

function nome()
{
   return "Joaquim";
}

Caso o nome seja composto, utilizaremos um padrão de nomenclatura chamado Notação Camelo (Camel Case), onde a primeira letra de cada palavra, a partir da segunda, virá em maiúsculo, de forma a diferenciar as palavras.

Exemplo:

function nomeCompleto()
{
   return "Joaquim da Silva Sauro";
}

Uma função pode receber informações adicionais de modo que estas informações possam ser utilizadas antes de que algo seja mandado de volta (retornado). Estas informações adicionais são os parâmetros, e são colocados dentro dos parênteses. A vírgula é utilizada para separar os parâmetros.

Exemplo:

function somar( $a, $b )
{
   return $a + $b;
}

Está com duvidas?

Aluno iwtraining tem acesso a um fórum exclusivo para discutir com os instrutores e outros alunos. Acesse agora mesmo!

Posts Relacionados

Deixe um comentário