iwtraining

O novo WordPress usa e abusa do JavaScript Front-end

O novo WordPress usa e abusa do JavaScript

O mais novo WordPress.com, de codinome “Calypso”, deixou o PHP e o MySQL um pouco para trás:  ele foi construído inteiramente com JavaScript, e se comunica com WordPress.com usando uma API REST (que é aberta para qualquer desenvolvedor), que é como apps hoje em dia trabalham, e assim como qualquer outro aplicativo construído desta maneira, a plataforma ficou mais leve, rápida e flexível.

No lado servidor, Calypso utiliza o Node.js para criar a página web inicial, e boa parte da lógica é executada no lado cliente como uma aplicação de Página Única (Single Page Application – SPA). O projeto também abusa do React.

Os dias passam o e JavaScript fica cada vez mais forte.

Assista ao vídeo Oficial:


Links

Página Oficial: https://developer.wordpress.com/calypso/

Projeto no GitHut: https://github.com/Automattic/wp-calypso

Share this article

Em seus 12 anos de experiência, tanto em design como em desenvolvimento, trabalhou em diversos projetos, muitos de grande porte, para clientes como Banco do Nordeste, Sebrae, Anna Pegova, Grupo Deib Otoch, dentre outros. Como designer, trabalha com o Adobe Photoshop desde a versão 3.0, além do Illustrator, sendo certificado pela Adobe (ACE e ACI) nestes softwares. Como desenvolvedor, foca seus esforços atualmente no ActionScript 3.0 (Plataforma Flash) e Objective-C (iOS). Ministra, desde 2005, treinamentos na @iwtraining para estudantes e profissionais, além de grandes empresas como Cagece, TRE, TRT, Esmaltec, Grupo Edson Queiroz, Sebrae, Senac, Correios.

Posts Relacionados

Deixe um comentário