iwtraining

Pré-visualização e ferramentas de Análise do Adobe Camera RAW Artigos

Pré-visualização e ferramentas de Análise do Adobe Camera RAW

Antes de manipular uma imagem RAW, você precisa reservar um momento para analisar o que é necessário ser feito. O Camera RAW gera uma pré-visualização refletindo as configurações atuais e também alguns outros caminhos, como o Histogram e avisos de Shadows/Highlights.

analise-01

Ajustes automáticos

Quando a opção Auto está desmarcada, o preview mostra a imagem conforme dados originais da imagem, modelo da câmera e as configurações de balanço de branco de acordo com as configurações da câmera.

Os ajustes automáticos funcionam bem para muitas imagens, mas não todas.

Configurando o Padrão (Camera RAW Defaults)

As configurações padrão do Câmera RAW são sempre aplicadas quando você abre uma imagem RAW pela primeira vez. Para criar um novo padrão, não utilize os ajustes automáticos. Faça os ajustes como desejar e, nas opções da aba “Basic” selecione “Save New Camera RAW Defaults”.

analise-02

Fazendo isso, na próxima vez que você abrir uma imagem RAW, esta nova configuração será aplicada automaticamente.

Você pode também exportar uma configuração. Para isto, realize os devidos ajustes e selecione a opção “Save Settings…”. Depois, basta dar um nome ao seu arquivo. Para abrir uma configuração já salva em arquivo externo, no mesmo local, selecione “Load Settings…”.

analise-03

Balanço de branco (White balance)

Um bom ponto de partida no ajuste de suas imagens RAW é o balanco de branco. O menu pop-up nos oferece as seguintes opções: As Shot, Auto, Daylight, Cloudy, Shade, Tungsten, Fluorecent, Flash e Custom.

Quando as condições de iluminação do local forem simples, utilizar As Shot oferece um bom resultado. As Show aplica balanço de branco de acordo com o que foi gravado pela câmera no momento em que a foto foi tirada.

Em situações em que as luzes vêm de diversas fontes, corrigir o balanço de branco pode ser mais problemático.

Ferramenta White Balance

Você também pode selecionar e usar a ferramenta White Balance da barra superior para aplicar os devidos ajustes. Para isso, selecione a ferramenta e clique na área que deveria ser cinza, neutra ou branca. O resultado pode ser visto no histogram. Refletem nos controles Temperature e Tint.

Controles Temperature e Tint

Abaixo do pop-up menu do White Balance temos dois sliders que podem ser usados para ajustes finos do balanço de branco ou efeitos criativos.

analise-04

Temperature: ao mover para a esquerda, as cores parecerão mais azuis (frias). Ao mover para a direita, as cores parecerão mais amarelas (quentes).

Tint: mover para a esquerda adiciona verde em sua imagem. Mover para a direita adiciona magenta.

Ajustes tonais manuais

Se as configurações Auto ou Default não produzirem o resultado que você deseja, então é o momento de você ajustar manualmente as configurações tonais.

Em geral, isto é feito depois dos ajustes do balaço de branco, visto que este último altera a distribuição tonal de sua imagem.

analise-05

Exposure: Valores positivos dão mais brilho a imagem. Valores negativos escurecem a imagem, enquanto tenta manter os detalhes das áreas com maior iluminação (Highlights).

Contrast: Contraste geral da imagem.

Highligths: Ajusta as partes claras (luzes) da imagem.

Shadows: Ajusta as partes escuras (sombras) da imagem.

Whites: Ajusta recorte branco. Arraste para a esquerda para reduzir recortes em destaques. Arraste para a direita para aumentar recortes destaque. (recortes aumentados podem ser desejáveis em reflexos especulares, tais como superfícies metálicas.)

Blacks: Ajusta recorte preto. Arraste para a esquerda para aumentar recorte preto (mais sombras para preto puro). Arraste para a direita para reduzir o corte de sombras.

Clarity: Controla o chamado “small scale contrast”. Trabalha em cores mais próximas. É similar a utilizar o filtro Unsharp Mask com valores pequenos na quantidade (.20 to .60) e raios grandes ( 4 to 10 dependendo da imagem). Bem similar ao Contrast; Entretanto trabalha com os meios tons, e não na imagem como um todo.

Vibrance: Ajusta a saturação das cores que estão com pouca saturação. Isto significa que cores que já estão corretas (brilho) não serão afetadas.

Saturation: Controla a força das das cores.

Share this article

Em seus 12 anos de experiência, tanto em design como em desenvolvimento, trabalhou em diversos projetos, muitos de grande porte, para clientes como Banco do Nordeste, Sebrae, Anna Pegova, Grupo Deib Otoch, dentre outros. Como designer, trabalha com o Adobe Photoshop desde a versão 3.0, além do Illustrator, sendo certificado pela Adobe (ACE e ACI) nestes softwares. Como desenvolvedor, foca seus esforços atualmente no ActionScript 3.0 (Plataforma Flash) e Objective-C (iOS). Ministra, desde 2005, treinamentos na @iwtraining para estudantes e profissionais, além de grandes empresas como Cagece, TRE, TRT, Esmaltec, Grupo Edson Queiroz, Sebrae, Senac, Correios.

Posts Relacionados

Deixe um comentário