iwtraining

Seu primeiro projeto Android Android

Seu primeiro projeto Android

Ao criar um novo projeto Android (File > New > Android Application Project), você deve especificar o nome da aplicação (Application Name) e o domínio da empresa (company domain), que em geral usa-se o domínio da empresa escrito ao contrário. Estes dados, juntos, formação o nome do pacote (Package Name).

O pacote é muito importante, ele será a identificação do seu produto. Muito cuidado nesta etapa, pois a GooglePlay não aceita mais de um aplicativo com o mesmo Package Name.

Project location define o local onde os arquivos do seu projeto serão instalados. Deixe conforme o padrão da IDE.

Preencha conforme mostrado logo abaixo:

primeiro-app-android-01

Feito isso, clique em Next e, na próxima tela, defina os devices para desenvolvimento. Temos como opção Phone and Tablet, TV e Wear. Marque a opção Phone and Tablet e escolha a API 21, que é a do Lollipop).

primeiro-app-android-02

Quanto menor for a API escolhida, mais ampla a gama de devices que seu app poderá ser instalado, em compensação, as grandes novidades só estão disponíveis em APIs mais recentes. Clique em Next.

A próxima tela permitirá você adicionar uma Activity, que representa uma tela do seu aplicativo. Selecione Blank criar uma Activity em branco (BlankActivity).

primeiro-app-android-03

Clique novamente em next e, deixando os nomes da Activity e do layout da maneira que foram sugeridos, clique em Finish.

primeiro-app-android-04

Aguarde enquanto seu projeto é criado. Abaixo uma visão completa de como ficará o Android Studio logo que o projeto for criado.

primeiro-app-android-05

Vamos agora conhecer um pouco a estrutura de nosso projeto. Analise a tabela abaixo:

primeiro-app-android-06

  • app – módulo do projeto (aplicativo);
  • manifests – pasta que guarda o arquivo AndroidManifest.xml;
  • java – suas classes;
  • res – pasta com os recursos do seu aplicativo;

Vamos rodar nosso App? Para isso, clique no botão Run.

primeiro-app-android-07

Escolha o device para teste. Se este é o seu primeiro uso, provavelmente não terá muitas opções. Em nosso exemplo, escolhemos o emulador do Nexus 5. Clique em OK.

primeiro-app-android-08

Abaixo uma visão geral do seu App rodando no emulador.

primeiro-app-android-09

Share this article

Em seus 12 anos de experiência, tanto em design como em desenvolvimento, trabalhou em diversos projetos, muitos de grande porte, para clientes como Banco do Nordeste, Sebrae, Anna Pegova, Grupo Deib Otoch, dentre outros. Como designer, trabalha com o Adobe Photoshop desde a versão 3.0, além do Illustrator, sendo certificado pela Adobe (ACE e ACI) nestes softwares. Como desenvolvedor, foca seus esforços atualmente no ActionScript 3.0 (Plataforma Flash) e Objective-C (iOS). Ministra, desde 2005, treinamentos na @iwtraining para estudantes e profissionais, além de grandes empresas como Cagece, TRE, TRT, Esmaltec, Grupo Edson Queiroz, Sebrae, Senac, Correios.

Posts Relacionados

Deixe um comentário