iwtraining

Usando o Adobe Câmera Raw Artigos

Usando o Adobe Câmera Raw

No software Adobe® Photoshop®, a funcionalidade de conversor Camera Raw fornece acesso rápido e fácil aos formatos de imagem brutos produzidos por muitos profissionais competentes e câmeras digitais de alcance médio. Ao trabalhar com esses “negativos digitais”, você poderá obter os resultados desejados com mais controle artístico e flexibilidade e, ao mesmo tempo, manter os arquivos brutos originais.

Quando lançado em fevereiro de 2003, o plug-in Adobe Camera Raw tornou-se uma ferramenta indispensável para fotógrafos profissionais. Esse sofisticado plug-in é atualizado frequentemente para oferecer suporte a mais câmeras e incluir mais recursos, e está disponível como parte da Adobe Photoshop CC. O software Adobe Photoshop Lightroom® foi construído com a mesma tecnologia de processamento que está disponível no plug-in do Camera Raw.

Atualmente, o plug-in Camera Raw também oferece suporte a arquivos raw no formato DNG. Saiba mais sobre os benefícios do DNG, um formato de arquivo raw disponibilizado ao público pela Adobe.

Opções de Fluxo de Trabalho

Na parte debaixo do espaço de trabalho do Câmera RAW encontramos as seguintes opções: space, depth, size e resolution. Essas opções são fáceis de achar e manipular, sendo a chave para conseguir mais de suas imagens RAW.

raw-usando-01

Space: são os espaços de trabalho. Nesta opção você pode escolher dentre os vários disponíveis.

Depth: no câmera RAW temos duas profundidades. A de 8 bits por canal e a de 16 Bits por canal.

Size: toda câmera digital é capaz de especificar o máximo de tamanho de imagem que ela é capaz de gerar. Você pode especificar o tamanho que você deseja na própria câmara ou fazer melhor: deixar no máximo e decidir o tamanho que você quer depois, utilizando Câmera Raw e Photoshop. O tamanho original da imagem, não possui nenhuma marcação. Tamanhos menores, são seguidos de um sinal de menos (-), tamanhos maiores são seguidos de um sinal de mais (+).Nesta opção as alterações não afetam o arquivo RAW, somente especificam configurações para quando o arquivo for aberto no Photoshop.

Resolution: esta opção representa a qualidade de sua imagem. Quanto mais pixels em uma determinada área, mais qualidade sua imagem tem. Esta opção terá mais importância quando se tratar de uma imagem que será impressa, onde a resolução tem que ser alta. Nesta opção, assim como na anterior, size, as alterações não afetam o arquivo RAW, somente especificam configurações para quando o arquivo for aberto no Photoshop.

Ferramentas do Câmera RAW

Muitas das ferramentas que encontramos o Editor do Câmera RAW são familiares aos usuários do Photoshop. Existem ferramentas de navegação, zoom, cor e corte, assim como o Photoshop. Veremos agora todas estas ferramentas.

Muitas das ferramentas que encontramos o Editor do Câmera RAW são familiares aos usuários do Photoshop. Existem ferramentas de navegação, zoom, cor e corte, assim como o Photoshop. Veremos agora todas estas ferramentas.

Barra de ferramentas do Editor do Câmera RAW:

raw-usando-02

1. Ferramenta Zoom

ferramenta-zoom

Utilize a ferramenta Zoom para aproximar áreas quando desejar analisar detalhes da imagem que está sendo tratada.

Para diminuir o Zoom, mantenha pressionada a tecla Alt. Note que nesse momento a lupa passa a ficar com um símbolo de menos. Agora é só clicar que o zoom será reduzido.

Se achar melhor, você pode utilizar as opções de zoom que ficam no ângulo inferior direito da tela, selecionado um valor específico predefinido ou a opção “Fit in View”, que faz com que a imagem ocupe todo o espaço que for possível, o tempo todo.

2. Ferramenta Hand

A ferramenta Hand serve para mover a área visível de uma imagem que esteja com o zoom alto. Como somente parte da imagem está visível, utilize a ferramenta Hand para mover a foto para os lados, de forma a visualizar outras partes dela.

3. Ferramenta White Balance

Esta ferramenta pode ser utilizada para aplicar um ajuste automático de balanceamento de branco baseado na seleção que você fizer em sua imagem.

4. Ferramenta Color Sampler

Esta ferramenta serve para deixar guardada as informações de cores (em RGB) da área que você selecionou. A qualquer momento você pode limpar os dados armazenados clicando no botão “Clear Samplers”.

5. Ferramenta Crop

ferramenta-crop

A ferramenta Crop é usada par remover objetos indesejáveis, criar tamanhos de arquivos específicos para impressão, tudo no conceito de que a área marcada permanecerá, o resto será descartado permanentemente. Para utilizar, apenas faça uma seleção da área que você deseja, como quem desenha um quadrado.

Diferentemente da Ferramenta Crop do Photoshop, no Editor Câmera RAW, a imagem não é descartada, de forma que você pode, a qualquer momento, alterar esta seleção e, desejando, atém mesmo remover o Crop. Ao salvar a imagem, ela irá cortada.

Ao clicar e segurar no ícone da ferramenta Crop, algumas opções surgem. Aqui você pode utilizar padrões proporcionais de seleções predefinidos ou criar um selecionando a opção “Custom…”.

6. Ferramenta Straighten

Serve para ajuste de curvatura.

7. Ferramenta Rotate Image 90º Counter Clockwise

Sem comentários.

8. Ferramenta Rotate Image 90º Clockwise

Sem comentários.

Ferramentas de Análise

Antes de você manipular arquivos RAW, primeiramente você precisa analisar o que precisa ser feito. Para isso, você utilizar as opções Preview, Shadows e Highlights.

Opção Preview

Esta opção, quando ativada, mostra a imagem com as alterações que foram feitas. Se você deseja ver a imagem original, basta desmarcar esta opção.

Opções Shadow e Highlights

Estas opções servem para mostrar os excessos de  sombra (marcações azuis) e luzes (marcações vermelhas). Luzes altas são cores que estejam em torno de 255 ou branco puro.  As sombras, são cores que estejam próximo de zero ou então o preto puro.

Share this article

Em seus 12 anos de experiência, tanto em design como em desenvolvimento, trabalhou em diversos projetos, muitos de grande porte, para clientes como Banco do Nordeste, Sebrae, Anna Pegova, Grupo Deib Otoch, dentre outros. Como designer, trabalha com o Adobe Photoshop desde a versão 3.0, além do Illustrator, sendo certificado pela Adobe (ACE e ACI) nestes softwares. Como desenvolvedor, foca seus esforços atualmente no ActionScript 3.0 (Plataforma Flash) e Objective-C (iOS). Ministra, desde 2005, treinamentos na @iwtraining para estudantes e profissionais, além de grandes empresas como Cagece, TRE, TRT, Esmaltec, Grupo Edson Queiroz, Sebrae, Senac, Correios.

Posts Relacionados

Deixe um comentário